quinta-feira, 16 de setembro de 2010

OFICINA DE BRINQUEDOS DE MIRITI

Alunos do turno da tarde tiveram a excelente oportunidade de participar da oficina de brinquedos de miriti no Centro Cultural de Artesanato do Miriti sob a coordenação da Profª Rejane Bitencourt e colaboração dos Prof de Artes da escola.
Como uma das atividades programadas para o bimestre no laboratório de leitura, a oficina tinha o objetivo de proporcionar aos alunos o gosto pela arte e cultura do município através do contato e confecção dos brinquedos de miriti.


As oficinas aconteceram no período de 16 a 20 de agosto, semana em que se comemora a Semana de Arte e Cultura do Município, evento alusivo ao aniversário da cidade.
Os artesãos daquele local ministraram as oficinas , demonstrando primeiramente as técnicas de manuseio das pequenas facas afiadas, instrumentos que servem para o corte da peça do miriti. Em seguida ensinaram técnicas de formatação das peças em tamanhos proporcionais à construção dos brinquedos. Foram criadas muitas peças como barquinhos, tartarugas, abacaxis e outras mais.



Os alunos aproveitaram também o momento para conhecer os estandes com as produções dos artesão. São brinquedos, peças decorativas e enfeites, todos confeccionados na mais pura perfeição.
Ao final puderam fotografar o local para guardar as imagens dessa arte que mostra a expressão da sensibilidade e a representação ingênua do universo ribeirinho da região de Abaetetuba.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário